sábado, 9 de outubro de 2010

O destino do LIXO


Antes de falar sobre o destino do lixo temos que saber o que é lixo. Lixo é todo resíduo sólido resultante das atividades humanas e dos processos naturais considerados sem utilidade e que deve ser eliminado.
O lixo produzido por nós possui vários destinos diferentes. Eles podem ser encaminhados para aterros sanitários, incineração, compostagem e reciclagem.
Os restos orgânicos são transformados em adubo através da compostagem. Esse adubo é resultado da ação de seres decompositores (bactérias e fungos) sobre essas substâncias.
O lixo comum coletado nas cidades é levado para os aterros sanitários, onde o lixo é coberto com terra e amassado e depois colocado em grandes buracos, formando camadas sobrepostas. Na nossa cidade, o lixo comum é coletado pela Ecolimp que é a empresa responsável pelo trato do mesmo. Confira abaixo a entrevista com o senhor Ricardo Silva, representante da Ecolimp.



Já o lixo hospitalar necessita de maiores cuidados no seu recolhimento devido ao grande risco de contração de bactérias e doenças. Esse tipo de lixo é armazenado em sacos plásticos apropriados, rotulados especificamente, de cor branca e de aspecto leitoso (figura 1). Já os materiais perfurocortantes são armazenados em coletores padronizados (figura 2) para evitar acidentes enquanto manipulados. Os sacos e as caixas são vedados cuidadosamente e, posteriormente, as caixas são rotuladas com a data, o horário e o local de onde saíram. Na nossa cidade, após esse procedimento, o lixo é coletado por uma empresa privada e especializada, proveniente de Pojuca, e encaminhado à incineração.
A incineração é o processo de queima do lixo hospitalar realizado em aparelhos e usinas especiais. A incineração reduz o volume de resíduos e destrói organismos que causam doenças. É um processo relativamente caro devido à necessidade da instalação de filtros especiais para filtrar a fumaça resultante, pois a mesma é poluente.
A Reciclagem é a reaproveitação de materiais. Com isso, aqueles materiais que se tornariam lixo e que levariam muitos anos para se decompor são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
Em várias cidades há a coleta seletiva que contribui para diminuir o desperdício e emprega os 3R's. Aqui em Alagoinhas a coleta seletiva é realizada pela Cooperativa CORAL.

(figura 1)
(figura 2)

fonte: SóBiologia

Um comentário: