quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CARTOGRAFIA

A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. É a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

Surgimento

Os primeiros mapas foram traçados pelos gregos que criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mapa mais antigo foi encontrado na Suméria, em uma pequena tábua de argila. Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas eram impressos em madeira e somente algum tempo depois que foi utilizado um globo como forma e um sistema de latitudes e longitudes.


Atualmente...

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas realizadas por aviões e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.
O sensoriamento remoto consiste na transmissão de informações de um satélite sobre a superfície do planeta ou da atmosfera. Quase toda a coleta de dados físicos para os especialistas é feito por sensoriamento remoto.

Os mapas

A palavra mapa surgiu na Idade Média e significava “toalha de mesa”. Os navegadores e  os negociantes , ao discutir sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas  (mappas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos. Atualmente,  mapa é considerado uma representação gráfica, em geral uma superfície plana com escala determinada, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite.
A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrada em um mapa. Os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas, em proporção reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma região.
Como os mapas possuem representação plana, eles não representam fielmente a forma geóide da Terra, o que levou a cartógrafos a utilizarem globos para imitar essa forma. Os mapas mais comuns são os políticos e topográficos. Os políticos representam os continentes e as fronteiras entre os países, enquanto os topográficos representam o relevo em níveis de altura. Para desenhar mapas cartográficos depende-se de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos. 

mapa topográfico
mapa político

Escalas

Escala é o nome que se dá à relação entre as dimensões reais da área na superfície terrestre e sua representação no mapa. Em todos os mapas corretamente representados podemos encontrar essa medida, expressa graficamente ou em números.

Projeções Cartográficas

Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana.

Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Conforme o sistema de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos objetivos do mapa.

Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de projeção de acordo com a característica que permanece correta. Temos então:

·     Projeções eqüidistantes = distâncias corretas
·     Projeções conformes = igualdade dos ângulos e das formas dos continentes
·     Projeções equivalentes = mostram corretamente a distância e a proporção entre as áreas

Os três principais tipos de projeção são:

Cilíndricas: consistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do planeta centrada na Europa.



Cônicas: é a projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas próximas ao Equador aparecem retas.
Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente.



Azimutais: é a projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas para representar as áreas polares.




grupo: Amanda, Anne, Caio, Carolina, Marcella e Thalita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário